25 de Abril: 33 Anos Depois

"No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.

Às 22h 55m é transmitida a canção ”E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que despoletava a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.

O segundo sinal foi dado às 0h20 m, quando foi transmitida a canção ”Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirmava o golpe e marcava o início das operações. O locutor de serviço nessa emissão foi Leite de Vasconcelos, jornalista e poeta moçambicano.

O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram uma acção concertada."

Passaram-se 33 anos desde então! Mudou muita coisa, mas muita continuou na mesma, nada que se estranhe neste mundo do faz-de-conta que liga mais às aparências do que às realidades de facto!

Ainda assim o 25 de Abril aconteceu! Apesar de toda a parafernália militar o único sangue derramado foi pelas mãos da PIDE, a polícia de repressão do Estado que incapaz de aceitar a vontade do povo disparou rajadas de metralhadora contra os populares que se reuniam no Largo do Carmo! Não fossem estes e o único vermelho nas ruas seria o dos cravos que os soldados levavam nas suas armas, numa revolução feita sem disparos nem feridos!

Infelizmente, hoje tem-se tendência a esquecer isto! Todos se lembram do Eusébio no Mundial de 66, mas ninguém sabe quem foi o Salgueiro Maia de 74! Entristece-me ver que as gerações que vieram esqueceram tão depressa o acontecimento que nos permite estar aqui hoje a falar neste fórum... o acontecimento que nos permite discutir os nossos pontos de vista e falar abertamente sobre política! Ainda assim aproveitam a data para celebrar confundido dois conceitos que apesar de semelhantes em muito diferem no significado: liberdade e libertinagem!

O 25 de Abril foi a luta pela primeira! Uma liberdade consciente sediada na união e fraternidade entre os cidadão, e NÃO em libertinagem, comportamentos abusivos e injustificados! Sinceramente não me preocupa que o façam ( cada uma sabe de si ) mas incomoda-me que se use o 25 de Abril para alguns destes devaneios!


Apesar de nunca ter vivido no período da ditadura e ter nascido em 86 com uma democracia razoavelmente sólida considero-me, consciente do que o 25 de Abril representou! 33 Anos não é assim tanto tempo e preocupa-me ver os avanços de algumas facções políticas e o facto de cada vez menos jovens da minha idade saberem o que foi o 25 de Abril. Esta foi realmente uma vitória do POVO português, maior do que será a vitória de qq campeonato mundial de futebol ou algo do género!

Para concluir, deixo-vos apenas uma frase de Salgueiro Maia quando questionado por um antigo colega de escola que era agora jornalista sobre se estava com os ultras de direita ou com o movimento dos capitães:
- Não tiveste há uns tempos uns problemas com a Censura que até tiveste que ir para Moçambique? ( o colega assentiu ) Então eu estou aqui para que nunca mais, ninguém tenha que sair do País por aquilo que diz, faz ou pensa!"

Amigos, o 25 de Abril foi isto: LIBERDADE

PS: apesar de tentar manter o meu blog apolítico e centrar-me na divulgação do Hardcore, há coisas que não posso deixar passar! O 25 de Abril é uma delas!