QUESTÃO DE OPINIÃO



“Fazer render o X”

Quando Minor Threat se saiu com o termo e ideias do straight edge ninguém estava à espera do impacto que iria ter nas vidas de milhares de jovens (e adultos!) por todo o mundo.

A receita era simples “não beber, não fumar e não consumir drogas” e é à cerca da sua simplicidade que gostaria de fazer um comentário e dar a minha opinião.

Este texto não se trata de nenhum ataque nem de querer ser mais e melhor. isto são palavras à cerca do MEU straight edge e do impacto que tem nas minhas escolhas e no meu dia-a-dia. E no MEU straight edge não há um mais e melhor por isso fica aqui um pequeno “disclaimer” para quem começar a criar ideias erradas à cerca do que está a ler.

Eu sei que muitas pessoas (talvez a maioria) vêm o straight edge como algo demasiado linear, eu próprio o achava: são mandamentos e há que segui-los, é quase uma ceita.. e por muito “básico” e ignorante que este pensamento me possa parecer agora, em dias também eu via assim o sxe. e o problema de muitas pessoas pensarem assim é pelo que o straight edge lhes transmite.

Falando de cultura mainstream lembro-me de por exemplo, nos U$A, a “filosofia” em vez de aparecer como algo positivo transmitiu o contrário: eram ideais de gangs e homicidas (controvérsias criadas pelos “Hardline” – a facção extremista do straight edge) que fizeram capa de jornais em diversas alturas.

E para além da imagem negativa que pode passar, seja desta forma extremista e violenta ou de simples reparos em que vemos pessoas rebaixarem os outros por beberem ou fumarem, existe a visão que o straight edge é algo sem qualquer finalidade. eu sei que o Ian Mckaye nunca teve intensões de criar algo desta envergadura mas se existe porque não tirar o melhor partido destas ideias?

O MEU straight edge faz-me querer sentir consciente do que se passa à minha volta, faz-me querer quebrar todos os moldes do que um miúdo deve ser nos dias de hoje e na minha opinião isso não passa só por não beber, não fumar nem consumir drogas.

Estas três coisas que enunciei são produtos da nossa necessidade como ser humano “civilizado”. temos todos vidas de merda: somos todos explorados; passamos todos por más relações; tomamos todos más decisões ao longo da vida e isso tudo deixa-nos miseráveis e infelizes - e cura para isso não há. o que há, por outro lado, são maneiras de, por breves momentos, nos sentir-mos melhor conosco próprios e aí é que entra o álcool, o tabaco e as drogas e o problema é que tudo isto causa depêndencia e graves problemas de saúde – tanto a nós como aos outros à nossa volta. podia fazer aqui uma lista macabra do impacto que estes produtos têm na vida do ser humano – desde acidentes de viação com condutores embriagados a cancro pulmonar ou o grande clássico do “Requiem for a Dream” em que a personagem principal aparece com a parte interior do braço completamente pútrida após uma infecção causada por injectar drogar) – no entanto vou deixar isso à imaginação do leitor.

E agora a parte engraçada e o motivo deste texto:

Sabem o que é que tem o mesmo efeito (por mais abstracto que possa parecer) que o álcool, tabaco e drogas?

O venerar do capitalismo e consumo desenfreado (e o hardcore, por muito estranho que devia parecer, está cheio disso); as ideias e atitudes racistas, homofóbicas, sexistas, especicistas, xenofóbas etc (que nos aumentam o ego sempre que rebaixamos os outros); o apoio que damos a empresas que exploram, escravizam e por vezes até matam outros seres humanos ou não (desde a companhia da Coca-Cola – adorada pelos straights - que mata membros do sindicato nas suas fábricas na Colômbia até a mil e uma marcas de roupa que escravizam dos mais novos aos mais velhos por puro lucro).

Enfim, eu podia passar a noite a apontar todos problemas da sociedade actual mas ao invés disso prefiro dizer, de forma explicita, que para mim o straight edge deve ser visto como algo mais que algumas ideais base. é a oportunidade de tomar-mos posição e esbofetear um sistema que nos fode, um por um, sem misericórdia alguma.

Cada um leva o sxe como quer e para mim já é óptimo tomarem partido disso mas por outro lado sinto falta que o levem de uma forma mais política e não tão linear.

STRAIGHT EDGE IS POLITICS.

gonçalo

--------------------------------------------------

O 4TheKids pretende dar voz a todos os quanto queiram contribuir com os seus textos para este espaço. No entanto, todas as opiniões aqui presentes vinculam apenas os seus autores, não sendo necessariamente partilhadas pelo 4TheKids