PRESSURE - Flash Interview

Os membros da banda podem ser já nossos conhecidos, no entanto é a primeira vez que vão tocar juntos sobre o nome PRESSURE! Mais uma vez o pessoal do 4TheKids achou que seria boa ideia ir ao encontro da banda para dar-vos a conhecer melhor este projecto! Aproveitamos desde já para agradecer ao xRAFAx e ao pessoal da banda pelo tempo disponibilizado. Fica então aqui o resultado desta flash interview aos PRESSURE.

------------------

1. Quem são os Pressure?


Os Pressure são uma uma nova banda straight edge de Faro com o Diogo, 26 anos (Wake Up and Live Fanzine/ Pointing Finger) na voz, o João, 26 anos (Pointing Finger/Broken Distance) na guitarra, o David, 26 anos (Pointing Finger, Broken Distance, Rat Attack, Take The Risk Records) na segunda guitarra, o Valter, 24 anos (Take The Risk Records/Broken Distance) no baixo e o Rafa, 27 anos (Pointing Finger/Time X/New Winds/Use Your Head Fanzine/Impact Bookings & Distro) na bateria.


2. Quais diriam que são as vossas influências musicais?

Ao longo do tempo existiram várias épocas que marcaram a cena Hardcore, mas nunca uma época e uma cena Hardcore foi tão boa como em Nova Iorque no final dos anos 80. Toda a cena straight edge youth crew dessa era, foi realmente marcante para todos os elementos da banda a nível pessoal e musical!!! Todas essas as ideias e conceitos que surgiram em Nova Iorque nessa altura desde o straight edge ao vegetarianismo e não só, marcaram as nossas vidas! E sem dúvida, a banda mais marcante, mais inspiradora, que mais pessoas influenciou positivamente e a mais importante da cena Hardcore é sem dúvida alguma: YOUTH OF TODAY, a melhor banda Hardcore de todos os tempos!!!
Outras bandas que também causaram impacto nas nossas vidas são: Gorilla Biscuits e 7 Seconds entre outras

3. O que podemos esperar de um concerto vosso?

Num concerto nosso não vais ouvir de certeza música: aborrecida, lenta, heavy metal e intelectual com letras em código e mensagens subliminares mas sim 5 velhos amigos de Faro a tocar puro e verdadeiro Hardcore de X nas mãos, cheios de orgulho no que mais gostamos: SXE!
Música rápida, fácil de perceber e cheia de energia positiva é o que o pessoal pode esperar de um concerto nosso!


4. Qual é a principal temática das vossas músicas?

STRAIGHT EDGE!
Chegámos a uma parte das nossas vidas em que vivemos sob pressão:
- A pressão da tua família para arranjares uma casa, mulher, filhos, carro, um bom trabalho e uma vida estável.
- A pressão no teu trabalho a teres que fazer e dizer coisas que não gostas e que és contra só porque precisas do dinheiro e da estabilidade financeira para ires sobrevivendo e concretizando os teus sonhos.
- A pressão de teres que deixar de viver como um teenager e teres que obrigatoriamente adquirir uma postura adulta á frente da tua família e amigos de forma a credibilizar a tua pessoa a nível social.
- A pressão de com quase 30 anos ainda ires a concertos de Hardcore, fazer bandas, escrever zines, organizares concertos, não beberes, não fumares, seres vegetariano e isso fazer demasiada confusão às pessoas á tua volta, mesmo para aquelas que já viveram isto que ainda continuamos a viver, mas que dizem ser demasiado teenager e sem sentido e terem optado por outros estilos de vida mais intelectuais e "adultos" a nível pessoal e musical, fazendo com que nos sintamos uns aliens mesmo dentro da cena Hardcore, isto sem falar na vida no dia - a - dia com pessoas "normais".
- E a pressão de o mundo entrar em colapso a toda hora com os meios de comunicação a massacrarem-te constantemente com mensagens e notícias ultra-negativas sobre o mundo á nossa volta sem ninguém fazer nada, enquanto controlam as nossas vidas e nos entretêm com álcool, drogas, cigarros, internet, cinema, televisão... de forma a nos manterem fiéis á rotina e á bola de neve que não para ao longo das nossas vidas...
E é desta forma que o straight edge, ser straight edge, nos ajuda a viver de mente sã e corpo são, estando alerta e consciente sobre o mundo á nossa volta, tentando fazer as coisas e vivendo da melhor maneira possível e que às vezes se torna impossível...

Isto também explica o porquê do nome da banda: PRESSURE!

5. Planos para o futuro?

Como falei aqui atrás, a vida, família, trabalho faz-nos gastar demasiada energia e ocupa-nos demasiado tempo para podermos fazer tudo o que queríamos. Já não podemos andar em tour um mês nas férias do Verão e mais 2 semanas na Páscoa como fazíamos com Pointing Finger... Isso tornou-se simplesmente impossível. Todos trabalham com horários e folgas diferentes pelo que se torna um desafio arranjar tempo para podermos estar os 5 a ensaiar ao mesmo tempo. E por aqui, dá para entender que primeiro que tudo os nossos planos para o futuro são ensaiar mais, dar o máximo de concertos possíveis, fazer o máximo de músicas boas de forma a termos bom material para gravar e podermos partilhar com toda a gente tudo aquilo que nós sentimos em relação ao mundo á nossa volta e com a cena Hardcore!

6. Dia 30 vai ser a vossa estreia nos palcos enquanto banda. Como é que se sentem em relação a isso?

Estar nesta banda, é como ter voltado a tocar com Pointing Finger, mas com o Valter no baixo e o João que passou do baixo para a guitarra. Vai ser nostálgico, pois há mais de 2 anos que não tocávamos juntos assim ao vivo. Espero que resulte e que não cometamos os mesmos erros que cometemos com Pointing Finger. Fazer pouco mas bom e sem ser a mil á hora como antigamente. Com calma.

7. Palavras finais... digam o que vos vai na alma!

Ainda há pouco tempo no fim de um concerto tive a falar com um amigo meu que tinha sido straight edge e que deixou de ser, dizendo que já não sentia nada em relação ao straight edge e que em Portugal a cena straight edge está a morrer e que não há pica nenhuma mesmo das pessoas que são SXE...
É verdade, já ninguém (dos que são SXE) tem orgulho em ser straight edge e não fazem nada para cativar as pessoas sobre este assunto...
Para nós o straight edge é demasiado importante para ser deixado de lado e ir morrendo aos poucos aqui em Portugal.... Nós não vamos deixar que isso aconteça!!! O straight edge é um estado de espírito e um conceito muito importante na cena Hardcore. Viver consciente e livre de todo o tipo de drogas é fulcral para todos podermos viver em paz neste mundo e estar alerta de todas as situações negativas que vão surgindo na vida. Lutando positivamente de mente sã e corpo são vai-nos fazer poder viver as nossas vida da maneira que nós queremos e não na maneira que os outros querem!
Não queremos dizer com isto que queiramos que todos sejam como nós, mas pelo menos entendam o que estamos a querer dizer. Pensem bem! Pensem positivo e conscientes!
STRAIGHT EDGE PRIDE!!!

PRESSURE
FARO SXE YOUTH CREW
JANEIRO DE 2009

------------------

Apresentadas as bandas já sabem, é aparecer dia 30 de Janeiro no Arcádia Bar em Faro. Além dos PRESSURE e A THOUSAND WORDS podem ainda contar com a presença dos RAT ATTACK e dos FOR THE GLORY, pelo que a qualidade do espectáculo está mais que garantida! As portas abrem às 22 horas e a entrada é limitada a 100 pessoas, por isso apareçam cedo!