Sobre o Hardcore by Pateta

4 de Dezembro de 06
Algures entre SBA e Lisboa

O xP0G0x pediu-me para escrever um texto para o seu blog, e aqui estou eu a dar largas à imaginação e falar sobre a minha “experiência” no Hardcore! É com especial carinho que o faço, uma vez que estive presente no primeiro concerto do xP0G0x assim como assisti ao processo criativo que o levou à criação deste espaço. Fico feliz por saber que há pessoas que se preocupam em espalhar a sua cena, ainda mais, quando o fazem sem querer impor aos outros as suas convicções … aliás, eu conheço o xP0G0x há bastante e sei que não é esse o seu objectivo … ele não quer ser um professor do HxC, nem ganhar pontos da cena e ser mais conhecido que X ou Y … ele faz isto porque vive o Hardcore e porque hoje, vivendo fora de São Brás, compreende, melhor do que nunca, que deve muito a esta terra e que está na altura de lhe retribuir! Como? Tentando mostrar outras cenas para além das que habitualmente chegam às mãos (e ouvidos) da juventude de SBA.

Mas falemos da minha experiência, que foi isso que o poguinho me pediu. Comecei nestas coisas do Hardcore há cerca de dois anos. Sempre tive um gosto pelo estilos de vida mais alternativos, é certo, mas até então tinha-me ficado pelo hard rock e metal nas suas mais variadas vertentes. Se havia mais pessoal a ouvir estes estilos ainda assim não eram muitos. É, no entanto, importante reconhecer a importância que este início teve na transição, mais tarde, para o Hardcore. Aliás, isso é a prova que ninguém nasce ensinado … mas adiante, nas minhas divagações por entre o mundo mais negro da música ( LOL? LOL ) o xP0G0x ( na altura só P0G0 ) lá me falou um dia de um concerto que ia haver no Satori com uma ou duas bandas Hardcore. Ele, como os seus sempre importantes contactos (e o pessoal que o gozava por ele passar mais tempo na net do que com pessoas a sério … mal sabiam eles que este investimento de tempo resultou hoje em grandes Amizades) tinha ficado a saber do concerto através do Jorge, um jovem de Faro com um gosto bastante eclético a nível musical mas a quem muito devemos no que diz respeito à nossa “iniciação” no hardcore! Devo dizer que me lembro como se fosse hoje … o P0G0 tinha carta há umas duas semanas e a sua condução não era famosa, por isso lá fomos ainda de tarde para testar o caminho (quem já á foi sabe como é fdd dar com aquilo)! Mas lá démos com aquilo e à noite lá estivemos presentes. KONTRATTACK e FOR THE GLORY foram assim as primeiras bandas Hardcore que vimos ao vivo, ainda sem saber bem do que tratava. Mas as músicas eram catchy e apesar da agressividade entravam no ouvido carregadas de sentimento … ainda nem conhecíamos as letras mas as músicas carregavam em si mesmas uma carga ao qual não ficámos indiferentes! Além disso, o público era diminuto (5 ou 6 pessoas) mas ainda assim nem por um minuto deixaram de curtir (de certa forma foi tbm o primeiro contacto com o slam dancing … o xP0G0x tbm ainda há-de falar sobre isso) e sentimos naquele momento que aquilo que era importante : um grupo de amigos a curtir um concerto como se não houvesse amanhã (em todos os concertos de metal a que tinha ido nunca tinha sentido isso).

Terminado o concerto lá voltámos a SBA, maravilhados com tudo aquilo. Lembro-me bem das primeiras tentativas a fazer moves em frente à Igreja de SBA tentando imitar o que havíamos visto!

O facto é que o tempo foi passando e desde então devemos ter assistido a dezenas de concertos. Desde a concertos locais com bandas da zona até a bandas que podemos considerar ícones do HC: Kontrattack, Pointing Finger, Devil In Me, For The Glory, Day Of The Dead, 25 Ta Life, Just Went Black, Death Before Dishonor, Ramallah e os grandes CRO MAGS!

Desde então o Hardcore tem feito parte da minha vida. Os últimos dois anos foram de mudança extrema, alegrias e tristezas, e sempre junto dos meus amigos com Hardcore à mistura. O xP0G0x tornou-se Straight Edge e mantém-se convicto na sua decisão … eu não sou propriamente edge mas também abri os olhos para muita coisa. Hoje sou eu que mando na minha vida … não são as rádios, as tv’s, os morangos com açúcar e as suas modas … sou EU e apenas EU! Afinal … é isso que o Hardcore nos ensina, a sermos nós próprios. É claro que o meu estilo já valeu alguns problemas, mas como os FTG dizem numa música: You may have chosen another path to go, but that doesn’t make you better them me!

ABRAM OS OLHOS, ABRAM OS VOSSOS ESPÍRITOS! NÃO SE ACOMODEM!

HARDCORE, AGORA E SEMPRE!

por Pateta Mars