Antes de mais, a pergunta inicial, é a da praxe: quem são os Shape e como nasce a banda?
Os Shape são essencialmente 5 amigos que se decidiram juntar e fazer uns sons, já todos tivemos bandas e já todos éramos amigos há algum tempo. E partilhávamos a vontade de fazer algo diferente.
Nome da banda, (Shape = Forma física), pugilistas no myspace... esta é uma banda de desportistas? Mais a sério, de que maneira as personalidades que têm no vosso myspace influenciam a vossa música?
Shape não tem a ver com “uma forma” em si, nem com desporto. Baseamo-nos nas personagens que estão no nosso myspace, porque são pessoas que de alguma forma conseguiram alcançar o melhor que fazem sem seguir o rumo “normal” dos acontecimentos.
Suponho, então, que influenciam igualmente a vossa maneira de ser...
Ya, cada um à sua maneira. São pessoas que basicamente temos em conta na nossa vida.
E musicalmente, onde vão buscar “bases” para a sustentação daquilo que pretendem com a banda?
Nos optamos por explorar todos os imprevistos que surgem quando estamos a fazer os sons, claro que temos referências. Mas acima de tudo tentamos que o pessoal sinta alguma coisa quando nos ouve.
Como definiriam os Shape? Isto é, musicalmente e liricamente...
Nos tentamos ter sempre um conceito relacionado com cada som e criar um ambiente em volta do tema. A nossa maior influência são as experiências de vida e tentamos adaptar isso a uma melodia. Definir é difícil...é isto que nos fazemos.
O vosso som pressupõe uma veia mais melódica do hardcore, sentem ter ficado um espaço por preencher, depois do fim de bandas como Day of the Dead ou Ghostdown?
As bandas não acabam, o pessoal continua a ouvir e as músicas estão feitas. Nós apenas fazemos o som que sentimos e não queremos ocupar o espaço de ninguém.
A vossa demo foi distribuída pela Black Rain, como surge esse “negócio”?
A princípio gravamos uma cena só para mostrar ao pessoal, mas o PZ deu-nos a dica e, como é óbvio, aceitámos. Só temos é que agradecer à Black Rain pela ajuda e pela festa!
Receberam bom feedback, em relação à mesma e em relação aos vossos concertos?
Em relação a demo nem estávamos a espera que chegasse a tanta gente, por isso todos os feedback’s foram construtivos e apesar de ninguém conhecer muito bem, os shows foram bacanos e sentimos que o pessoal curtiu!
A banda não tem, ainda, muito tempo. Contudo, já tocaram – por exemplo – com os Another Breath. Como banda recente, como foi essa experiência?
A experiência foi boa, os Another Breath são uma grande banda com pedalada na cena. Mas, acima de tudo, fomos bem tratados e foi granda festa, é isto que nós queremos! Aproveitamos para agradecer aos nossos amigos que foram de LX ver o concerto a Faro.
Se pudessem escolher um line-up com quem tocar num concerto, como seria?
Esta pergunta deixou-nos logo a pensar nos concertos que demos com pessoal amigo, é sempre quando curtimos mais. Mas é claro que se pudessemos escolher 2 ou 3 bandas, escolhíamos prai...(não conseguimos decidir...)
O que podemos esperar dos Shape no futuro? Quais são os vossos objectivos enquanto banda?
O objectivo inicial da banda sempre foi juntar uns amigos, lançar umas músicas e fazer uma tour pela Europa. Por enquanto está tudo a correr bem.
Em jeito de despedida, 5 álbuns que qualquer miúdo do hardcore deveria andar a ouvir...
Apesar de todos ouvirmos vários estilos de musica, os álbuns de hardcore que andamos a ouvir mais ultimamente são, No One Deserves To Be Here More Than Me de Blacklisted, o Grey Britain dos Gallows, Love Let Me Go de More Than Life, Secrets Of The World de Trapped Under Ice e Agression dos Verse.
Quero agradecer a vossa disponibilidade, aproveitando para vos deixar este espaço para dizerem o que vos vai na alma. Obrigado.
Queremos começar por dizer que o movimento hardcore em Portugal está muita fixe. Só achamos que faltam bandas diferentes nos concertos de hardcore. Mas de resto... bons shows, boas salas, boas bandas e muito pessoal com pica para ir a shows, não só para ver e ouvir as bandas, como também para mostrar novas iniciativas e fazer ver que o hardcore não é só música! Estamos a curtir o momento, está tudo a correr bem. Em breve vão haver novidades!
Obrigado pela oportunidade! Boa onda..
Ao 4theKids resta agradecer a disponibilidade, novamente, da banda e desejar a maior sorte pessoal, profissional e musical a cada um dos membros. Obrigado Shape.
www.myspace.com/shapehc