BANDA DA SEMANA

SHAPE


Os Shape, surgidos em Lisboa ainda em 2009, mostraram-se ao mundo do hardcore naquela que foi uma das mais épicas noites de estreia de uma banda, que Portugal já presenciou. Aconteceu em Faro, abrindo uma noite memorável encabeçada por Another Breath.
Não demorou muito tempo até que os Shape se tenham tornado numa das bandas mais marcantes da cena portuguesa actual e, sem dúvida, uma das mais consensuais. E, para isto, tanto contribuiu a sua óbvia qualidade musical, bem como enérgicas e expressivas actuações ao vivo. Os Shape vieram preencher um pouco o vazio em que se encontrava o hardcore numa vertante mais melódica, preenchendo igualmente o vazio que ficou perante fãs de bandas como Verse ou Have Heart, que haviam cessado funções algum tempo antes.
E os Shape vieram para ficar, definitivamente, na história do hardcore nacional. As músicas já lançadas são exemplo do que de melhor foi lançado recentemente em Portugal. Todo a feeling que envolve a banda, todas as suas referências, sejam cinematográficas (La Haine e The Machinist são obras incontornáveis do cinema contemporâneo), sejam musicais (covers frequentes de bandas tão marcantes como Verse, Have Heart ou X-Acto). Letras com as quais qualquer pessoa facilmente se identificaria. Um brio especial na composição musical, com óptimos pormenores melódicos e, em especial em “Vampires” – talvez a melhor música surgida em Portugal nos últimos anos -, um riff que promete tornar-se um clássico.
Por tudo isto, os Shape inauguram o segmento “banda da semana”. Achamos nós, uma distinção por demais merecida.