Entrevista: Shape

Antes de mais, a pergunta inicial, é a da praxe: quem são os Shape e como nasce a banda?

Os Shape são essencialmente 5 amigos que se decidiram juntar e fazer uns sons, já todos tivemos bandas e já todos éramos amigos há algum tempo. E partilhávamos a vontade de fazer algo diferente.


Nome da banda, (Shape = Forma física), pugilistas no myspace... esta é uma banda de desportistas? Mais a sério, de que maneira as personalidades que têm no vosso myspace influenciam a vossa música?

Shape não tem a ver com “uma forma” em si, nem com desporto. Baseamo-nos nas personagens que estão no nosso myspace, porque são pessoas que de alguma forma conseguiram alcançar o melhor que fazem sem seguir o rumo “normal” dos acontecimentos.


Suponho, então, que influenciam igualmente a vossa maneira de ser...

Ya, cada um à sua maneira. São pessoas que basicamente temos em conta na nossa vida.


E musicalmente, onde vão buscar “bases” para a sustentação daquilo que pretendem com a banda?

Nos optamos por explorar todos os imprevistos que surgem quando estamos a fazer os sons, claro que temos referências. Mas acima de tudo tentamos que o pessoal sinta alguma coisa quando nos ouve.


Como definiriam os Shape? Isto é, musicalmente e liricamente...

Nos tentamos ter sempre um conceito relacionado com cada som e criar um ambiente em volta do tema. A nossa maior influência são as experiências de vida e tentamos adaptar isso a uma melodia. Definir é difícil...é isto que nos fazemos.


O vosso som pressupõe uma veia mais melódica do hardcore, sentem ter ficado um espaço por preencher, depois do fim de bandas como Day of the Dead ou Ghostdown?

As bandas não acabam, o pessoal continua a ouvir e as músicas estão feitas. Nós apenas fazemos o som que sentimos e não queremos ocupar o espaço de ninguém.


A vossa demo foi distribuída pela Black Rain, como surge esse “negócio”?

A princípio gravamos uma cena só para mostrar ao pessoal, mas o PZ deu-nos a dica e, como é óbvio, aceitámos. Só temos é que agradecer à Black Rain pela ajuda e pela festa!


Receberam bom feedback, em relação à mesma e em relação aos vossos concertos?

Em relação a demo nem estávamos a espera que chegasse a tanta gente, por isso todos os feedback’s foram construtivos e apesar de ninguém conhecer muito bem, os shows foram bacanos e sentimos que o pessoal curtiu!


A banda não tem, ainda, muito tempo. Contudo, já tocaram – por exemplo – com os Another Breath. Como banda recente, como foi essa experiência?

A experiência foi boa, os Another Breath são uma grande banda com pedalada na cena. Mas, acima de tudo, fomos bem tratados e foi granda festa, é isto que nós queremos! Aproveitamos para agradecer aos nossos amigos que foram de LX ver o concerto a Faro.


Se pudessem escolher um line-up com quem tocar num concerto, como seria?

Esta pergunta deixou-nos logo a pensar nos concertos que demos com pessoal amigo, é sempre quando curtimos mais. Mas é claro que se pudessemos escolher 2 ou 3 bandas, escolhíamos prai...(não conseguimos decidir...)


O que podemos esperar dos Shape no futuro? Quais são os vossos objectivos enquanto banda?

O objectivo inicial da banda sempre foi juntar uns amigos, lançar umas músicas e fazer uma tour pela Europa. Por enquanto está tudo a correr bem.


Em jeito de despedida, 5 álbuns que qualquer miúdo do hardcore deveria andar a ouvir...

Apesar de todos ouvirmos vários estilos de musica, os álbuns de hardcore que andamos a ouvir mais ultimamente são, No One Deserves To Be Here More Than Me de Blacklisted, o Grey Britain dos Gallows, Love Let Me Go de More Than Life, Secrets Of The World de Trapped Under Ice e Agression dos Verse.


Quero agradecer a vossa disponibilidade, aproveitando para vos deixar este espaço para dizerem o que vos vai na alma. Obrigado.

Queremos começar por dizer que o movimento hardcore em Portugal está muita fixe. Só achamos que faltam bandas diferentes nos concertos de hardcore. Mas de resto... bons shows, boas salas, boas bandas e muito pessoal com pica para ir a shows, não só para ver e ouvir as bandas, como também para mostrar novas iniciativas e fazer ver que o hardcore não é só música! Estamos a curtir o momento, está tudo a correr bem. Em breve vão haver novidades!

Obrigado pela oportunidade! Boa onda..


Ao 4theKids resta agradecer a disponibilidade, novamente, da banda e desejar a maior sorte pessoal, profissional e musical a cada um dos membros. Obrigado Shape.


www.myspace.com/shapehc

More than Life, update

Em resposta aos rumores que a banda se tinha separado, os More than Life publicaram um desmentido na sua página oficial no facebook.

A banda não se terá então separado, apesar de tempos algo conturbados que vem passando, com problemas na entrega de merch e acusações menos próprias por parte de fãs.

Ao que parece, serão ainda regravadas quatro músicas do recente Love Let Me Go, saído este ano, para que as mesmas obtenham o som idealizado pela banda e que não terá sido conseguido com o álbum.

Fica então o comunicado da banda:

"Real sorry to say that we are NOT breaking up. We have had a bit of a rough time for the last 4 months or so. But everything is back on the mend and getting sorted out. We still have ALOT more stuff to do. We have started writing a new record. BRAND NEW SONGS, BRAND NEW FEEL, BRAND NEW IDEAS, SAME MORE THAN LIFE There was alot of problems with LLMG, and we dont feel that it did those songs justice so we are going to be re-recording Scarlet Sk...yline, I've lost track of everything, Daisy Hill and Love Let Me Go to show them in their true light, how we pictured them to sound. This will be a free online download."

Terror, novo vídeo

Os americanos Terror disponibilizaram o seu novo vídeo para a música Stick Tight do recente Keepers of the Faith. Para veres o vídeo, dirige-te à secção media, carregando aqui.

Fotografia: Betão Armado @ Festa do Avante

Estão disponíveis fotografias do concerto dos algarvios Betão Armado, aquando da sua passagem pela Festa do Avante. As fotografias foram tiradas pelo fundador do 4theKids, o grande senhor Mário Cunha. Para veres as fotos, segue o seguinte link.

Lançamento do tributo a Mata Ratos

Relics

The brotherhood of Sem Resposta and Trust Nothing brings Relics, joining the Straight Edge members of both bands. They will start recording 6 songs this summer that will be edited as a 7" and presented in as many cities as possible.

You can contact the band through this profile, through xrelicsx@hotmail. com or through xcobex@hotmail.com.

CHEERS!



Modern Eye: Music Photography

Modern Eye é o nome do projecto fotográfico de Rui Gaiola, membro de bandas como os Please Die!, No Good Reason ou Ghostdown.

No site, poderão encontrar reportagens fotográficas dos concertos de Converge (Revolver Bar), Another Breath (Marginália Bar) ou do Spring Hardcore Fest, que trouxe a Portugal bandas como Break Even, Deez Nuts ou Ghost Inside, entre outros concertos.

Madball: Nova música


Está, desde há uns dias, disponível para audição o primeiro avanço do novo álbum dos Madball. R.A.H.C., estará presente em "Empire" que tem data de edição para o próximo dia 12 de Outubro. O álbum sucede a "Infiltrate the System" lançado em 2007.

Entretanto, o novo álbum está já em fase de pre-order. Os interessados em adquiri-lo, bem como em ouvir a nova música, poderão fazê-lo carregando no seguinte link.

De recordar, que a banda estará presente no nosso país no próximo dia 22 de Outubro, para apresentar o seu novo álbum, acompanhados pelos Sick of it All.

Defeater começam a gravar novo álbum

Os americanos Defeater entraram em estúdio para a gravação do seu segundo longa duração. O álbum, esperado para os inícios de 2011, sucede ao EP "Lost Ground" e ao LP "Travels". A banda, que é conhecida pelos seus álbuns conceptuais, não irá surpreender na especificidade técnica do mesmo, ou seja, espera-se novo álbum conceptual. O vocalista Derek Archambauld explica:

While I can't give up all of the details on the storyline quite yet, let's just say that this new album will incorporate themes and characters that the listener has been introduced to already, in addition to bringing some new stuff into the mix. The writing process thus far has been very personally gratifying and I can't wait to have another chapter of Defeater's story out for the world to hear.

A banda passou por Portugal em 2009, na altura a abrir o concerto de Biohazard no Cine-Teatro de Corroios, juntamente com os Comeback Kid.