Scene Report - Brasil !


Olá amigos portugueses como estão todos ???
Bom espero que bem...

Bom há alguns dias estive conversando com os amigos do “ 4 the Kids” e com isso fui convidado pelos mesmos para escrever um texto sobre o HardCore / Punk aqui no Brasil.

Bom confesso a todos que isso é um prazer e também uma grande responsabilidade, com isso vou fazer aqui um breve resumo sobre a história do Hardcore / Punk no Brasil e espero que não venha desapontar alguém...

Bom tudo aqui no Brasil começou com o punk. A meio dos anos 80 passávamos por uma fase de transição em nosso Governo, com o fim da ditadura .

Muitas bandas foram parte importante no inicio de tudo (poderia citar muitas aqui porém cito as que tiveram maior reconhecimento) como Olho Seco (www.myspace.com/olhosecopunk) / Cólera (www.myspace.com/brazilpunkcolera) ambas que já fizeram tours pela Europa.

Ambas bandas, cada uma com sua característica, pelo fato do Brasil ser um País de 3° Mundo (e enorme) ficaria muito complicado citar todas bandas de todas regiões, por isso trato de algumas bandas da cidade onde moro, São Paulo.

Tivemos também alguns festivais de extrema importância para que cada vez mais o Hardcore / Punk no Brasil ficasse mais forte tais como o festival chamado “O COMEÇO DO FIM DO MUNDO”, realizado no ano de 1982, contando com mais de um dia de festival onde bandas como Ulster, Olho Seco e muitas outras se apresentaram, sendo que este festival ganhou sua Segunda edição no ano de 2002.

Conforme algumas informações históricas sobre o Hard Core a primeira banda a assumir este “ rótulo” no Brasil foram RATOS DE PORÃO (www.myspace.com/Ratos) apartir do ano de 1983, mostrando um som mais rápido do que o tradicional punk que já vinha sendo mostrado pôr outras bandas anteriormente, sendo esta uma das bandas ainda na ativa tocando tanto dentro do Brasil como fora.

Junto a tudo isso também na mesma época tivemos a chegada do movimento SxE no Brasil sendo essa como todos já sabem formada por grupos de pessoas que pregavam o Hardcore / Punk livre de drogas.

O movimento teve maior conhecimento na década de 90 no Brasil, onde poderíamos citar bandas inteiramente tais como PERSONAL CHOICE, NO VIOLENCE (www.myspace.com/NoViolenceHardcore), SELF CONVICTION e outras que aos poucos vocês podem ir pesquisando e descobrindo, na época a proposta já vinha com um hard core mais old school talvez pelas influências tais como GORILLA BISCUITS, MINOR TREATH e outras.

Conforme surgiam as bandas, muitas pessoas passaram a organizar shows independentes, evitando bares e casas noturnas e inserindo algumas vezes atividades paralelas culturais e políticas. Estes shows foram o embrião da VERDURADA, principal evento da cena “Straight Edge” nacional desde 1996, ocorrida inicialmente nos fundos de uma residência do bairro paulistano do JABAQUARA, se mudando através dos anos para diversos galpões pela cidade, ocorrendo atualmente num galpão próximo ao metrô Jabaquara.

Dentre o movimento hardcore poderíamos falar sobre os mais variados estilos que se enquadram nisso e que no Brasil são muito presentes hoje em dia, podemos citar como exemplo o Grind Core, que vem mostrar um hard core mais rápido com uma mistura de metal, hard core, noise e punk, sendo que temos no Brasil a banda que originou o gênero o BRIGADA DO ÓDIO (www.myspace.com/brigadadodio) sendo esta mais uma banda originada na cidade de São Paulo e ABC, sendo esta citada até como influências de bandas como NAPALM DEATH que difundiu o estilo pelo mundo influenciando muitas bandas.

O movimento Hardcore / Punk não teve como participantes apenas pessoas do Gênero masculino, pois poderíamos citar muitas bandas femininas tais como a banda INFECT (www.myspace.com/infectspbrazil) ( formada pôr garotas diretamente ligadas ao Movimento SxE de São paulo, assim como também as garotas da banda ONE DAY KILLS (http://www.myspace.com/onedaykills).

Não poderia também resumir tudo apenas na cidade de São Paulo assim como já falei neste texto o Brasil é muito grande e seria necessário mais do que um simples post para conseguir falar sobre todos, poderia aqui citar algumas regiões como o SUL do Brasil, que hoje em dia passa pôr uma fase muito positiva talvez a mais positiva na minha opinião lá vocês podem ouvir bandas como AYAT AKRASS (http://www.myspace.com/ayatakrass) e muitas outras.

NORTE poderia citar como exemplo a banda ESCÁRNIO (http://www.myspace.com/escarniohc) e muitas outras...

E mais algumas regiões que todos vocês acabaram conhecendo.

Para finalizar este humilde texto que tenta explicar um pouco sobre como ocorreu a cena Hard Core / Punk no Brasil, digo que como a anos atrás aqui no Brasil sempre foi adotada a postura do Hard core / Punk, não apenas como um estilo de música, prefiro dizer que a essência disto estaria na maneira ativa de mostrar suas idéias baseando e praticando o Hard Core / Punk de maneira DIY (Do It Your Self), sendo feita pôr pessoas na sua grande maioria simples e que usam deste meio como um transporte para protestar e expor suas idéias.

Acredito que o Hard Core / Punk não se trata apenas de ter uma banda, você já faz parte disso indo em shows, conversando sobre o tema com seus amigos fazendo que isto cresça cada vez mais.

Foi com o isto que muitos que conheço hoje se formaram como pessoas melhores, cada qual contribui da maneira que pode com o todo o ideal que o Hard Core carrega, sendo que dentro disto temos como principio o ideal libertário, liberdade de expressão e exposição de idéias.

O Hard core / Punk acredito que foi o que possibilitou essa troca de idéias e informações, dentro do 4 THE KIDS, e também entre muitas pessoas no mundo todo.

Gostaria agradecer de coração a todos que estão lendo este Post e dizer que o que aqui está escrito é um resumo muito humilde sobre o este assunto no qual tenho enorme prazer em falar.

Muito obrigado a todos.

Muito Obrigado ao 4 THE KIDS vida longa ao trabalho de vocês a todos que participam deste projeto.

Muito obrigado aos amigos que tenho ai em PORTUGAL sendo eles EDGAR (ESCLEROSE) & CATARINA (NO JUST NO WORDS).


by : Jones - www.myspace.com/taikorock

------------------------------------------------------------------------------------------------


Um muito obrigado da equipa do 4 THE KIDS pela disponibilidade do Jones, bem como a sua simpatia, dedicação e vontade de fazer algo para melhorar o blog! Um abraço!

Agradecemos também à Push Me pela imagem, mais uma vez.