Porquê o vegetarianismo/veganismo? by leo_sxe

Numa época de fome e má nutrição dou por mim a pensar no porque de me ter tornado vegetariano. Será porque apenas queria ser diferente e rebelde ou realmente até tem razão de ser? já dura à dois anos e qualquer coisa, será mesmo moda? não me parece...
mas falando de vegetarianismo em si, perguntam-me várias vezes: se não comes carne comes o que?

Porra em que tem esta gente a cabeça? em pleno século XXI e não sabem k existem alternativas à carne? mas as informações não chegam a toda a gente? pensam o que? que me vou por de cu pró ar a ruminar tal como os animais k apenas comem ervinhas e têm 4 estômagos e por aí fora? só me dá vontade de rir e virar costas a essas pessoas, mas por outro lado penso que se falar com elas e lhes explicar as minhas razoes, talvez comecem a perceber melhor e até pode ser que mudem de ideias! (já agora, a soja, tofu e seitan é o principal para uma alimentação sem carne e peixe equilibrada)

As razões pelas quais mudei:
  • é um meio menos cruel de ter uma alimentação saudável, exige muito menos do planeta onde vivemos a nível económico, social e ambiental.
  • normalmente quem deixa de comer carne só o volta a fazer por problemas de saúde por não se saber alimentar correctamente, senão é incapaz de voltar a pactuar com o sofrimento dos animais apenas para satisfazer os desejos triviais dos seus paladares!
As pessoas apenas se preocupam com os assuntos quando estes estão quase a prejudica-las, tal como o racismo, ser contra as touradas (muitos deles é porque é bonito e sentem-se na obrigação social e ser contra) ou contra a matança de focas bebé, mas depois continuam a comer carne de animais k passam a vida toda presos e enclausurados dentro de cubículos k mal se podem mexer, são lhes feitas as maiores atrocidades como depena-los, tirar a pele, cortar-lhe membros enquanto ainda respiram e sentem... não será isto também cruel? É exactamente o mesmo que ser contra o Apartheid mas por trás dizer ao teu vizinho para não vender a casa ao casal de cor que a quer...

Neste momento milhares de pessoas não tem o que comer e estão a morrer à fome, mais uns quantos milhares tem quantidade suficiente mas não é a comida certa, ou seja, proteínas suficientes para terem saúde.

Quanta da proteína um simples vitelo usa e quanto dessa sobra prós seres humanos? A resposta é capaz de surpreender kk um: são necessários 9 quilos e meio de proteína vegetal para produzir meio quilo de proteína animal ou seja, recebemos menos de 5% do que aplicamos! Pondo o assunto de outra maneira, tendo um acre de terra fértil nós podíamos usar esse acre para plantar plantas com alto valor proteico, ervilhas ou feijões e obteríamos entre 135 a 230 quilos de proteína do nosso simples acre. Alternativamente poderíamos usar esse acre para alimentar animais, nessa maneira ficaríamos no fim com apenas 18 a 20 quilos de proteína para consumir. Com este estudo foi provado que as proteínas vegetais rendem até 10 vezes mais que as proteínas da carne, apesar deste numero variar e poder atingir números como 20 vezes mais.
Mesmo falando em termos de calorias, a comparação fica a favor das plantas.

Em 1974 fez-se um estudo e chegou-se à conclusão que se apenas os americanos reduzissem o consumo de carne para menos 10% num ano, isso libertaria no mínimo 12 milhões de toneladas de alimento vegetal o que é o mesmo que dizer que daria de comer a mais 60 milhões de pessoas em todo o mundo (wow, grande o numero não é?).

A comida utilizada na produção animal para os países ricos do planeta, seria suficiente para que se fosse bem distribuída acabar com a fome e subnutrição no mundo inteiro!

A produção de carne também ajuda a esgotar outros recursos, se não vejamos: meio quilo de carne de bovino custa cerca de 2 quilos e meio de grãos, 11 mil e 300 de água, a energia é igual a 4,5 litros de gasolina e cerca de 16 quilos de solo impróprio para mais cultura! Mais de 1/3 dos estados unidos está ocupado com pastagem, mais de metade da produção agrícola são grãos para a produção de animais para abate, assim como mais de metade da água gasta nos EUA é também para produção animal, ou seja, mais água gasta, mais alimentos vegetais desperdiçados, mais proteínas e calorias gastas do que produzidas. Meio quilo de carne precisa 50 vezes mais água que um quilo de aveia. Se pormos isto por exemplos, a água para criar um bovino, somente um, era suficiente para afundar um navio de guerra! A produção animal está a fazer com que vastos lençóis de água estejam a secar.

Também temos de ver o que a produção de animais faz aos recursos do planeta, não só os torna cada vez mais pequenos, como também os polui, como o caso da água! Por exemplo, uma fabrica de ovos e carne de galinha com 60 mil animais produz semanalmente cerca de 82 toneladas de estrume, e com 2 mil porcos faria cerca de 27 toneladas de estrume e 32 toneladas de urina! Apenas as fábricas holandesas, por ano, fazem cerca de 94 milhões de toneladas de estrume, e apenas 50 milhões são absorvidas pela terra. O excesso, foi calculado que daria para encher um comboio de mercadorias desde a Holanda até ao ponto mais distante do Canadá! Apenas nos estados unidos, os animais das quintas produzem cerca de 2 biliões de estrume todos os anos.

Depois de tudo isto, também há a desflorestação! Na costa rica, Malásia, Brasil, Colômbia, Tailândia e indonésia as florestas tropicais estão a ser mortas para criar lugar para o gado pastar, mas a carne produzida aí não vai beneficiar em nada as pobres populações desses países! Nos últimos 25 anos, praticamente metade das florestas tropicais da América central têm vindo a ser destruídas principalmente para a criação de gado para a América do norte. Talvez 90% de todas as espécies animais e vegetais vivam nos trópicos, muitas delas ainda desconhecidas pela ciência, se a desflorestação continuar ao ritmo actual, todos esses animais e plantas serão empurrados para a extinção e em 2010 quase nada restará das florestas tropicais, o maior pulmão da terra! Com isto tudo, os agricultores não têm mais lenha, a chuva cai com menos frequência causando a erosão dos solos. Tudo isto serve para contribuir para o efeito de estufa, o que faz os pólos derreterem, aumentar os níveis do mar e inundar as cidades costeiras dos diversos países no mundo! O aumento de um metro do nível das aguas do mar, inundaria cerca de 15% do Bangladesh, afectando 10 milhões de pessoas!

Já falando de questões morais... é horrível fazer sofrer um animal, seja ele qual for... a morte de um peixe por exemplo, é muito mais dolorosa k um mamífero porque não só fica com um anzol na boca, como também fica a sufocar fora de água. A pesca de arrasto quebra a ecologia dos oceanos, não só toca em pontos que deviam ser intocáveis e muito importantes para a ecologia dos oceanos, como muitas vezes metade da pescaria não tem qualquer valor comercial e é deitada borda fora, sem vida. Tal como as outras formas de produção animal, a pesca também gasta mais energia do que aquela k produz!

Eu não peço para mudarem de um dia para o outro, é impossível, mas pensem nas coisas, agora que têm a informação, não me digam que ficaram indiferentes... simplesmente enquanto comes carne e peixe tás a contribuir para a destruição do planeta e dos seus habitantes! não percebo como as pessoas são egoístas ao ponto de aceitarem isso de bom grado!

http://www.pelosanimais.org/recursos/free_me_go.php

gostaria também que vissem este link, pode ser que com imagens metam a cabeça no lugar (uma imagem vale mais que mil palavras certo?)
mas depois há um ponto engraçado, muita gente diz: então e as plantas não sofrem? Meus amigos, não sejam gebos e burros, as plantas não possuem sistema nervoso, e nem é por aí que quero entrar, mas sim que o ser humano sem o consumo de animais vive à vontade, mas sem plantas é impossível! Deixem de ser egoístas! O futuro está nas nossas mãos!

Leandro Afonso aka leo_sxe

Para mais informações basta fazer uma procura sobre vegetarianismo ou veganismo (vida sem consumo de qualquer produto de origem animal) no google e têm dezenas e dezenas de paginas sobre o assunto! Informem-se!!


(texto retirado do blog de xETERNAL BONDx que pode ser visto aqui)